COMO MANTER O LAGO COM ÁGUA CRlSTALINA?

Os lagos ornamentais são elementos integrantes nos projetos paisagísticos de uma residência na busca por natureza, harmonia e equilíbrio visual.

Os lagos de pequeno porte trazem mais desafios do que os grandes lagos ornamentais, por ter pouco volume de água para manter todas as condições de “água cristalina” durante todo período.

A preocupação em buscar a qualidade da água sempre vai existir. Então, como evitar tais situações? Como obter um lago equilibrado, saudável e pleno?

Informações básicas de biologia da água, sistemas de filtragem, plantas hidrofílicas, dimensionamento dos equipamentos, elementos hidráulicos, entre outros, são quesitos necessários para o sucesso de um lago ornamental. 

monitoramento regular nos parâmetros de qualidade da água é o procedimento que assegura a saúde do lago e dos peixes.

Portanto, alguns dos principais elementos a serem monitorados são: oxigênio dissolvido, amônia, nitrito e ferro, nutrientes que estimulam o desenvolvimento das algas.

Com uma filtragem eficiente, filtro UV e bombas corretamente dimensionadas para o sistema, permitem que o lago tenha uma ótima qualidade de água todos os dias do ano.

Sempre devemos dar boas rações aos peixes favorecendo uma dieta nutricional de qualidade, que garante e preserva a limpeza do lago, mantendo a água sempre cristalina.

Esse mesmo alimento (em excesso) sendo ingerido ou não pelos peixes, influencia e muito na aparência da água, pois sempre haverá maior quantidade de material orgânico liberado, produzindo amônia e contribuindo para a proliferação das algas.

Mantenha a limpeza regular no pré filtro (filtragem mecânica) e frequentemente faça os testes de qualidade da água para ficar tranquilo em relação a saúde do lago e de todos os peixes presentes.

Se o lago estiver em um ambiente aberto com sol constante é importante instalar um filtro ultravioleta e/ou ozonizador para eliminar as algas suspensas e purificar a água, mantendo o lago com aparência cristalina, totalmente saudável e livre de doenças indesejáveis. 

Fonte:  site mestre dos lagos

O QUE É UM ESTUDO DE VIABILIDADE TECNICA E LEGAL

Trata-se de um estudo detalhado dos fatores construtivos e legislativos para a implantação de um novo empreendimento, reforma, aquisição, locação ou adequação do uso de um imóvel.

Ela é baseada em cálculos, estimativas, estatísticas e restrições, de forma a mitigar riscos e garantir a segurança e implementação do projeto. São verificados vários fatores, dentre eles destacamos:

. verificação do estado do imóvel e situação de sua documentação.

. uso e ocupação do solo permitido no plano diretor do município.

. eventuais restrições determinadas por órgãos ambientais.

. verificação de eventual tombamento ou proximidade de patrimônios históricos, entre outros.

Complementar ao Estudo de Viabilidade Técnica e Legal, também são analisados outros aspectos, os quais fazem parte dos estudos de viabilidade Urbanística e econômico/financeira, onde destacamos:

. pesquisa de mercado, de forma a identificar tipologia e preços médios de venda na região.

. comercio e serviços no entorno da área.

. custo estimado de construção para determinado padrão construtivo.

. impostos e taxas incidentes.

. valor do terreno

Com certeza, a elaboração dos estudos de viabilidade, possibilitará aos responsáveis, uma tomada de decisão com relação ao empreendimento será muito mais assertiva.

Abrir bate-papo
Quer mais informações?